Alunos da Escola Guedes de Azevedo terão aula de História pedalando por Bauru

fabio-pallotta-passeio-ciclistico

Iniciativa com estudantes do 8º e 9º ano visa, também, valorizar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e que faz bem à saúde

No dia 29 de outubro, os alunos do 8º e 9º ano da Escola Guedes de Azevedo realizarão uma pedalada Histórica Cultural, orientados pelo professor de História, Fabio Paride Pallotta e supervisionados pelo diretor da escola, Roberto Pallotta, além do acompanhamento dos professores Ivan Lars Dias, de Matemática, Elaine Lopes Cabello, de Inglês, e Lucas Mattozinho, de Educação Física.

Veja o convite que o professor, Fabio Paride Pallotta e o diretor da Escola Guedes de Azevedo, Roberto Pallotta, faz aos alunos:

O passeio irá passar pela praça da árvore copaíba, na Avenida Getúlio Vargas, na Praça do Avião Bandeirante e termina no Aeroclube de Bauru. A iniciativa conta com o apoio da De Bike, que cederá algumas bicicletas e equipamentos de segurança para os alunos e, também, com o apoio operacional do Grupo de Operação de Trânsito (GOT), da Emdurb e Polícia Militar.

Um passeio pela História de bike

A ideia surgiu da vontade de levar os alunos para o concreto, estar onde a história aconteceu. “Na praça da Copaíba, irei relatar aos alunos a ligação entre a Escola Guedes de Azevedo e a árvore, que no final dos anos 90 esteve na eminência de ser cortada por conta da duplicação da avenida e, num movimento da escola e dos nossos alunos junto ao Poder Público, literalmente ‘abraçamos’ a árvore e ela se manteve de pé”, conta Fabio Pallotta.

O segundo ponto de parada será na Praça do Avião Bandeirante, um símbolo que representa a conquista de um grande bauruense, Ozires Silva. “O Bandeirante é um projeto nacional e do nosso querido conterrâneo Ozires Silva, um dos fundadores da Embraer. A simbologia deste equipamento e sua importância histórica, inclusive para a aviação comercial brasileira, é notória e importante para o aprendizado dos estudantes”, relata o professor de História.

O Aeroclube de Bauru será o último destino do passeio. “O local, que já foi uma das maiores escolas de aviação do país, possui hangares construídos no final da década de 30, com madeiramento vindo da construção das ferrovias. Além disso, há a estátua do atual Ministro da Ciência e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes, outro filho de Bauru que despontou no cenário nacional”, destaca Fabio.

Segurança no pedal

A escolha da bicicleta como meio para a realização da o passeio foi pensada para conscientizar os alunos da sua importância como um meio de transporte não poluente. “A bicicleta possui um apelo sustentável e promove qualidade de vida e saúde. No entanto, não podemos nos esquecer que, como todo veículo que transita pelas ruas, o ciclista precisa respeitar as leis de trânsito e cuidar da sua segurança, como capacete, luvas e faixas refletivas”, ressalta Roberto Pallotta.

Veja mais dicas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *