ENSINO FUNDAMENTAL II

No Ensino Fundamental II, a Escola se revela como algo pertencente ao círculo do que é público: o aluno se apropria de sua condição de sujeito, capaz de fazer escolhas e responsabilizar-se por elas.

De maneira coerente com as características da faixa etária, os professores especialistas desenvolvem a conceituação básica das diversas disciplinas, revelando-as como campos de linguagem aplicadas à resolução de problemas e compreensão de questões mais próximas do mundo contemporâneo.

Uma característica fundamental deste ciclo é a integração curricular na abordagem dos grandes problemas atuais, enriquecendo a relação entre o conhecimento conceitual, abstrato e a vida concreta. Da diversidade das atividades o aluno consegue atribuir um sentido crítico às suas aprendizagens.

O Ensino Fundamental II tem por objetivo desenvolver nos alunos suas capacidades e habilidades de aprender e pesquisar experimentando situações de aprendizagem que lhe permitam alcançar sua autonomia intelectual, social e afetiva, aprimorando:

  • Compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos, relacionando a teoria com a prática;
  • Desenvolvimento do pensamento crítico e da formação ética e estética;
  • Compreensão do ambiente natural, social, político e econômico em que se fundamenta a sociedade;
  • Fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade e do respeito humano em que se assenta a vida social.

Assim, o Ensino Fundamental II consolida toda a Educação Básica e traça as diretrizes para as situações de aprendizagens posteriores, permitindo ao aluno articular a ciência, o trabalho e a cultura na perspectiva de crescimento humano.

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