pueri-guedes-3

Escola firma parceria com Pueri Bilíngue e terá o inglês integrado a todos os componentes curriculares

pueri-bilingue-guedes-4

Pais e professores foram apresentados ao Sistema de Ensino Pueri Bilíngue

2020 já começou na Escola Guedes de Azevedo. Nos dias 23 e 24 de setembro, foi apresentado aos pais do Infantil ao Fundamental II a metodologia de ensino Pueri Bilíngue que acompanhará os alunos durante os próximos anos.

No auge da sua experiência de 95 anos fazendo escola em Bauru, a instituição de ensino particular mais antiga de nossa cidade mais uma vez inova buscando atender as demandas que o mundo de hoje exige das novas gerações.

Com a inovação, uma nova parceria se estabelece. Em 2020, contaremos com o Sistema de Ensino Pueri Bilíngue. Atualmente, o único que possui material didático, autorizado pelo MEC, que integra língua inglesa a todas as disciplinas e atividades pedagógicas regulares.

O Pueri traz para o Guedes uma experiência de 50 anos em educação. Ou seja, a tradição consolidada de duas instituições de ensino se une para oferecer aos alunos uma escola mais dinâmica, envolvente, atenta às mudanças de comportamento das crianças na forma de consumir conteúdo pedagógico e de entretenimento, incluindo o inglês naturalmente na grade curricular.

pueri-bilingue-guedes

Sheldom Assis, da Conexia Educação, representando o Pueri Bilíngue

Para o consultor pedagógico da Conexia Educação, Sheldon Assis, que representa o Pueri Bilíngue no processo de implantação nas escolas, as crianças apropriam-se do inglês naturalmente. “Diferente de nós, que tivemos uma educação tradicional e que o inglês se aprendia em escolas específicas, dividindo o nosso cérebro em ‘caixinhas’, as crianças de hoje não fazem essa separação do idioma. Elas se apoderam do conteúdo com muito mais facilidade e fluidez, falando de maneira bilíngue com naturalidade”, explica.

O diretor da Escola Guedes de Azevedo, Roberto Pallotta, detalha que a partir de 2020 a grade curricular será ampliada para a nova realidade. “Como os alunos terão até 5 aulas semanais de inglês, que integrarão o conteúdo de outras matérias ao idioma estrangeiro, as aulas passarão por um pequeno ajuste de horário, mas que compensará os ganhos que as crianças terão no aprendizado do inglês”.

Pedagógico

pueri-bilingue-guedes-1

Material pedagógico do Pueri Bilíngue será utilizado em 2020

Nos encontros realizados nos dias 23 e 24 de setembro com os pais, a coordenação da Escola Guedes de Azevedo reiterou que a parte pedagógica da escola e sua identidade serão mantidas. “O Guedes possui um perfil de ser uma escola acolhedora, que conhece cada família e criança, respeitando a individualidade dos seus alunos. Pedagogicamente, a implementação do Sistema de Ensino Pueri Bilíngue vem para somar à essência do fazer escola do Guedes. Portanto, os pais podem se tranquilizar que a escola não mudará a forma de conduzir as suas atividades pedagógicas”, comenta Márcia Prado Carvalho, coordenadora do Fundamental I.

Outro ponto importante são as atividades socioemocionais, que trabalham as habilidades comportamentais. Maristela Prado, coordenadora da Educação Infantil e psicóloga da escola, reforça que o trabalho terá continuidade na Escola Guedes de Azevedo. “Entendemos a importância do desenvolvimento pessoal das crianças para o seu dia a dia escolar e na vida fora da escola. Todo o trabalho que já desenvolvemos no Guedes há cerca de 20 anos será mantido, visando o aprimoramento dessas habilidades comportamentais como empatia, autoestima, responsabilidade, respeito a si e pelo próximo e criatividade”, diz.

Marly de Fátima Monitor de Oliveira, coordenadora do Fundamental II, acrescenta que a escola trará para os alunos o conceito da educação ativa, que estimula os alunos a buscar o conhecimento em outras ferramentas. “O Pueri Bilíngue será um facilitador para os estudantes terem acesso a conteúdo pedagógico por meio de suas plataformas e aplicativos. Não será apenas uma apropriação do inglês, será uma apropriação do conhecimento mais palpável e com mais sentido para as crianças”.

Capacitação

Sheldom Assis, da Conexia, explicou ainda que os professores passarão por capacitações regulares junto ao Pueri Bilíngue. “O aprimoramento profissional dos professores é fundamental para aplicação do conteúdo dos nossos materiais. Assim, tanto alunos quantos os docentes conseguirão extrair o máximo da metodologia Pueri”.

Roberto Pallotta destaca também que a espinha dorsal pedagógica do Guedes, fundada pela família em 1925 e tendo como mantenedora a Dona Marília Guedes de Azevedo Pallotta, continuará sendo o norte da escola. “O ensino sempre aconteceu fora da sala de aula, através de experiências em expedições, viagens ou mesmo no parquinho no pátio do colégio. Entendemos que em toda situação é possível inserir ensino e conhecimento. E isso não mudará”, diz.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *